Terapias

Torna-te aquilo que és !
atelier-ser-criativo-circulo-mulheres

Círculos de Mulheres

No circulo, pleno de confiança, utilizamos meditações, canto sagrado, artes, histórias e contos, para conectarmos com aquilo que somos, para cuidarmos e honrarmos o nosso feminino. Em comunhão com sagrado, juntas iluminamos o caminho em direção a Casa.
Este é um convite a todas as mulheres que desejam conectar-se com a sua Energia Feminina relembrando as práticas dos nossos ancestrais e restabelecendo o vínculo com a Mãe Terra.

Vem de coração aberto, tal como estás, honrando a tua verdade. Traz o teu sentir, o teu sorriso, as tuas lágrimas e o teu amor!

Grupos de Arte-Terapia

Arte-terapia é um método de desenvolvimento pessoal que utiliza recursos artísticos como forma de comunicação e expressão. Sendo maior parte da nossa comunicação feita através da linguagem não verbal, a arte-terapia apresenta-se por esse motivo um modo mais autentico de aceder ao mundo interior.
É destinada a todas as pessoas, crianças, adolescentes, adultos e idosos que queiram conhecer-se melhor, desenvolver e soltar a sua criatividade, trabalhar sentimentos e emoções, curar problemas, dificuldades, traumas e impedimentos atuais ou do passado, contribuindo para melhorar a sua qualidade de vida.

Técnicas utilizadas:

Para fazer parte de um grupo de arte-terapia, não é preciso ter habilidade artística, apenas vontade de soltar a imaginação e criar!

expressão plástica (desenho, pintura, modelagem, recorte e colagem)
expressão corporal (dança, teatro, psicodrama)
expressão escrita (escrita automática, contos, histórias, poesia)
Expressão musical

Arte-Terapia com crianças?

As crianças são naturalmente artísticas, imaginativas e criativas. Gostam das cores, dos materiais, de explorar e criar com os mesmos. Estão menos sujeitas ao julgamento estético. Arte-terapia proporciona várias formas de expressão e pode ajuda-las, trazer emoções reprimidas à superfície representando um canal de alívio, de elaboração emocional e psicológica. Os jogos, as brincadeiras e as diferentes propostas em arte estimulam e favorecem a criatividade infantil criando alternativa às palavras.

Como saber se o seu filho necessita de arte terapia ?

Geralmente, a criança avisa os pais que precisa de ajuda por meios não-verbais. Ela não consegue falar abertamente dos seus conflitos ou nomear as suas angústias. É através de somatizações no corpo e das mudanças bruscas de comportamento que ela demonstra que algo não vai bem. Se a família não consegue ajudar a criança a sair de seus sintomas e percebe que ela não está feliz em sua vida diária, vale a pena procurar um profissional para uma entrevista inicial.

Arte-terapia com adolescentes?

Ser adolescente nos nossos dias pode ser angustiante. Escola enfrenta uma verdadeira crise de valores e tornou a ser um mero hábito que mantem os seus jovens isolados, ocupados e não-participantes, continuando apostar num modelo que parte do pressuposto que todos aprendem da mesma forma, na mesma medida e com os mesmos interesses.
A falta de tempo e liberdade para os jovens para se questionarem, descobrirem o seu próprio valor e o seu “eu”, cria muitos medos e anseios… No mundo em que vivemos, as crianças e os jovens são muitas vezes submetidos a um fazer incessante, que acaba por minar o espaço da brincadeira, do não fazer, da calma, da conexão com o ser. A doença é um sinal da falta de conexão interna. Ela nos mostra que algo vai mal, que de alguma forma não estamos atuando no mundo a partir de nós mesmos, da nossa verdade interior.
Linguagem não-verbal da arte-terapia permite um acesso mais fácil ao mundo interior dos adolescentes que, geralmente, têm dificuldades de nomear suas angústias, seus medos, suas raivas, seus desejos. A materialização destes sentimentos através da produção artística faz com que haja um distanciamento dos mesmos, podendo ser trabalhados e transformados de uma maneira mais genuína, prazerosa e eficaz.

Benefícios da arte-terapia ?

· Desenvolve a criatividade.
· Potencia a capacidade de imaginar, sonhar e criar, como formas de crescimento individual e relacional.
· Reduz problemas relacionados com a atenção, memória, concentração e aprendizagem.
· Favorece a intercomunicação, facilitando uma melhor expressão de sentimentos e emoções.
· Propicia um espaço de relaxamento, o que diminui o nível de ansiedade, impaciência, medo e stress.
· O espaço arte-terapeutico permite experimentar, correr riscos e modificar comportamentos.
· Desenvolve a capacidade de tomar decisões e fazer escolhas assertivas.
· Proporciona autoconhecimento, elevando a autoestima e autoconfiança.
· Favorece a expressão, quer através da linguagem verbal, quer através das criações artísticas, pois mesmo sem comunicar pelas palavras, a arte funciona como veiculo dos sentimentos e emoções mais profundos.
· Melhora a qualidade de vida

Cura pela Voz

Quando começas a soltar a voz com intenção, inevitavelmente o coração se abre como uma flor que delicadamente começa a florir.
O som espalha de dentro para fora do corpo a tua ressonância pelo ar.
A mente se cala de todo ruído, e todo o teu Ser vibra nessa abertura a ti próprio e à Vida, causando uma cura Interior profunda.

Canto individual, em duo.
Destina-se a jovens e/ou adultos.

Canto Sagrado
em grupo

Nesta prática de grupo, utilizamos o canto meditativo para ampliar os nossos sentidos e as sensações.
Utilizamos  ressonância da nossa voz com intenção de cura, conectando com o presente e alimentando todo nosso ser de uma energia Revitalizadora.
Uma poderosa ferramenta de autoconhecimento, conexão consigo mesmo e partilha com o outro.

Canto em grupo.
Destina-se a jovens e/ou adultos.

Banho de som

A Terapia de Som aplicada através do som de instrumentos e da voz, sobre o corpo do paciente, que o faz passar para um mundo de sensações através da viagem do som, tem um efeito curativo e relaxante.
Traz a clara sensação de unidade de corpo, mente e espírito proporcionando bem-estar, equilíbrio  energético e uma grande paz interior.

Pode ser aplicada em sessões individuais ou em grupo.

Coaching Criativo

Imagina-te a passear numa praia linda, com sol a brilhar e de repente avistar um objeto brilhante à tua frente… uma lâmpada mágica. Esfregas a lâmpada e eis que surge um génio que te concede um desejo: “Qual é o teu grande sonho?” pergunta o génio, “Qual é a primeira coisa que mudavas na tua vida, agora mesmo?” “O que queres ser? Ter? Fazer?”

Na verdade o génio de lâmpada está sempre connosco, basta escuta-lo, dizer SIM à mudança e AGIR!

Através de Coaching Criativo aprendemos ferramentas que facilitam e alavancam a mudança que desejas, de uma forma criativa, através do recurso a materiais e técnicas artísticas. Enquanto arte-terapeuta, aprendi que quando a mente não encontra a resposta, ela surge por meio da criação artística, reconectando-te com a tua essência e com a tua sabedoria interior.

Sessões individuais por marcação.
No processo de Coaching iremos utilizar as técnicas e ferramentas de programação Neuro linguistica, Time Line Therapy ® e arte-terapia.

O que é o coaching?

É uma técnica usada para melhorar o desempenho, em qualquer área da vida, quer na vida pessoal, quer profissional, visando a obtenção de resultados observáveis, a curto, médio e longo prazo, conforme o objectivo traçado por ti.

Para quem?

Destina-se a todas as pessoas de qualquer faixa etária que queiram aumentar a capacidade de reflexão e de autoconsciência e que queiram aprender a definir objectivos e por essa via melhorar a performance em qualquer área da vida.

Workshops para Pais e Filhos

“Ter tempo para Amar”

Acreditamos que Educar é sinónimo de Amar, mas significa também Proteger, Valorizar, Desafiar, Acreditar, Acompanhar e estar Presente.
Neste workshop para pais e filhos iremos soltar a criatividade, dar largas a nossa imaginação e passar tempo junto de quem mais amamos, de uma forma autentica, refletindo sobre questões tais como: “Como Educar nos momentos atuais?” “Como conectar-me verdadeiramente com o meu filho?”, “O que Realmente importa?”

ter-tempo-para-amar

Este workshop é para pais e filhos que querem passar tempo de qualidade juntos e se divertir, e ao mesmo tempo refletir sobre questões fundamentais de educação.Idade? Dos 5 até 100!
Metodologia ativa, trata-se de um Workshop prático, de cariz vivencial.

Os participantes não necessitam de ter qualquer tipo de conhecimento ou habilidade especial na área das artes. Basta apenas uma mente aberta e uma vontade de participar!

  • "Eu achei que a experiência dos olhos vendados foi divertida e esquisita porque tínhamos de provar alimentos, andar em cima de objectos, tocar e cheirar. A experiência de pintura foi fixe e divertida. Eu adoro estas experiências! Beijinhos da Eva."

    Eva (9 anos)
  • "Esta experiência foi extraordinária. Foi um encher de corações. Foi uma mais valia emocional o tempo que passei com o meu filho. Aqui fomos muito felizes os dois. Obrigado!"

    Márcia e Gonçalo
  • "Senti que como é que coisas tão simples nos tocam tão profundamente?! É muito bom parar uns minutos e estar só para quem mais amamos!! Foi uma delicia... Adorei Márika!"

    Catarina
  • "Gostei muito de fazer os pés descalços. senti que gosto muito de estar ao pé da mana e da mãe. Gostei de fazer o Mundo Feliz com toda a gente."

    Mariana (6 anos)
×

Pedido de Informação

A Arte de Crescer e Transformar