Grupos de
Arte-Terapia

Arte-terapia é um método de desenvolvimento pessoal que utiliza recursos artísticos como forma de comunicação e expressão. Sendo maior parte da nossa comunicação feita através da linguagem não verbal, a arte-terapia apresenta-se por esse motivo um modo mais autentico de aceder ao mundo interior.
É destinada a todas as pessoas, crianças, adolescentes, adultos e idosos que queiram conhecer-se melhor, desenvolver e soltar a sua criatividade, trabalhar sentimentos e emoções, curar problemas, dificuldades, traumas e impedimentos atuais ou do passado, contribuindo para melhorar a sua qualidade de vida.

  • Sim. Qualquer coisa criativa. Se você dedicar meia hora por dia para seus sonhos ou música - seja qual for seu processo criativo - a alma se aquieta. Você se localiza em seu corpo e se sente alimentado por essa atividade. O vício, pelo contrário, nutre-se do frenesi. Quanto mais a pessoa vai depressa, maior o frenesi, ao passo que sossegar e viver com essas metáforas é regressar ao próprio ser criativo

    Marion Woodman
  • Participar no atelier de Arte-terapia levou-me para uma dimensão superior onde a calma e o recolhimento eram soberanos (ou uma realidade). Passar por esta rica experiência permitiu-me soltar o meu ser criativo sem julgamentos nem pressões. Relaxar, descontrair, conectar-me com aquilo que sou, libertar-me do stresse e refrescar a mente integravam a agenda do dia, além da aprendizagem de algumas técnicas que até me foram úteis em termos profissionais. Obrigada Márika.

    Ana Rita Correia
  • Frequentei as sessões de Arte-Terapia no Atelier Ser Criativo com a Márika Mankinen. Foi um investimento feito para o meu desenvolvimento pessoal, com retorno garantido. Promove uma tomada de consciência e ajuda no tratamento das emoções reprimidas. É um processo terapêutico com resultados extremamente gratificantes. Cuidar da nossa criança interior é o primeiro passo para sermos felizes. Parafraseando Simone de Beauvoir: "O que é um adulto? Uma criança de idade." Recomendo vivamente!

    Cíntia Fernandes
  • A experiência que vivi no atelier "Ser Criativo" remeteu-me para a frase e ideia atribuída a Fernando Pessoa "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". De facto, o que aprendi com a Márika e o grupo, na arte-terapia, apesar de ter  decorrido num curto espaço de tempo, foi essencial para o meu autoconhecimento e fundamental para o projeto profissional que tenho vindo a realizar nas escolas da RAM. Obrigado Márika!

    Francisco Caldeira

Técnicas utilizadas:

expressão plástica (desenho, pintura, modelagem, recorte e colagem)
expressão corporal (dança, teatro, psicodrama)
expressão escrita (escrita automática, contos, histórias, poesia)
Expressão musical

Para fazer parte de um grupo de arte-terapia, não é preciso ter habilidade artística, apenas vontade de soltar a imaginação e criar!

Arte-Terapia com crianças?

As crianças são naturalmente artísticas, imaginativas e criativas. Gostam das cores, dos materiais, de explorar e criar com os mesmos. Estão menos sujeitas ao julgamento estético. Arte-terapia proporciona várias formas de expressão e pode ajuda-las, trazer emoções reprimidas à superfície representando um canal de alívio, de elaboração emocional e psicológica. Os jogos, as brincadeiras e as diferentes propostas em arte estimulam e favorecem a criatividade infantil criando alternativa às palavras.

Como saber se o seu filho necessita de arte terapia ?

Geralmente, a criança avisa os pais que precisa de ajuda por meios não-verbais. Ela não consegue falar abertamente dos seus conflitos ou nomear as suas angústias. É através de somatizações no corpo e das mudanças bruscas de comportamento que ela demonstra que algo não vai bem. Se a família não consegue ajudar a criança a sair de seus sintomas e percebe que ela não está feliz em sua vida diária, vale a pena procurar um profissional para uma entrevista inicial.

Arte-terapia com adolescentes?

Ser adolescente nos nossos dias pode ser angustiante. Escola enfrenta uma verdadeira crise de valores e tornou a ser um mero hábito que mantem os seus jovens isolados, ocupados e não-participantes, continuando apostar num modelo que parte do pressuposto que todos aprendem da mesma forma, na mesma medida e com os mesmos interesses.
A falta de tempo e liberdade para os jovens para se questionarem, descobrirem o seu próprio valor e o seu “eu”, cria muitos medos e anseios… No mundo em que vivemos, as crianças e os jovens são muitas vezes submetidos a um fazer incessante, que acaba por minar o espaço da brincadeira, do não fazer, da calma, da conexão com o ser. A doença é um sinal da falta de conexão interna. Ela nos mostra que algo vai mal, que de alguma forma não estamos atuando no mundo a partir de nós mesmos, da nossa verdade interior.
Linguagem não-verbal da arte-terapia permite um acesso mais fácil ao mundo interior dos adolescentes que, geralmente, têm dificuldades de nomear suas angústias, seus medos, suas raivas, seus desejos. A materialização destes sentimentos através da produção artística faz com que haja um distanciamento dos mesmos, podendo ser trabalhados e transformados de uma maneira mais genuína, prazerosa e eficaz.

Benefícios da arte-terapia ?

· Desenvolve a criatividade.
· Potencia a capacidade de imaginar, sonhar e criar, como formas de crescimento individual e relacional.
· Reduz problemas relacionados com a atenção, memória, concentração e aprendizagem.
· Favorece a intercomunicação, facilitando uma melhor expressão de sentimentos e emoções.
· Propicia um espaço de relaxamento, o que diminui o nível de ansiedade, impaciência, medo e stress.
· O espaço arte-terapeutico permite experimentar, correr riscos e modificar comportamentos.
· Desenvolve a capacidade de tomar decisões e fazer escolhas assertivas.
· Proporciona autoconhecimento, elevando a autoestima e autoconfiança.
· Favorece a expressão, quer através da linguagem verbal, quer através das criações artísticas, pois mesmo sem comunicar pelas palavras, a arte funciona como veiculo dos sentimentos e emoções mais profundos.
· Melhora a qualidade de vida

Inscreve-te!


×

Pedido de Informação

A Arte de Crescer e Transformar