THAI YOGA Massage

Curso de Massagem Tailandesa, nível 1.
42 horas, ao longo de 3 fins-de-semana intercalados
De 20 de Maio a 18 de Julho
Local: Atelier Ser Criativo, Funchal
+ info no final deste texto

A Massagem Tailandesa é a massagem da tradição medicinal Tailandesa. Influenciada pela tradição indiana do Yoga, foi nos mosteiros budistas da Tailândia que a Massagem Tradicional Tailandesa se conservou e se aprimorou até aos dias de hoje.

Esta massagem distingue-se das demais massagens pela aplicação suave e controlada de alongamentos corporais, assemelhando-se a uma sessão de Yoga assistida. Por esta razão é também chamada de Thai Yoga Massage. O Terapeuta conduz e manipula o corpo da pessoa através de uma sequência ritmada de pressões, torções e flexões articulares, abrindo o corpo da pessoa ao movimento e à respiração plena, melhorando a mobilidade e induzindo a serenidade mental.

Tradicionalmente feita no solo sobre um colchão fino (tipo futon), com a pessoa vestida e sem aplicação de óleos, esta massagem faz amplo uso de técnicas manuais de pressão e estiramento em simultâneo, por forma a desbloquear pontos gatilho e adesões dos tecidos miofasciais. Para além dos alongamentos, esta massagem aplica também o conhecimento de pontos marma (pontos de elevada reacção fisiológica) e de linhas de energia miofascial – as chamadas “linhas sen”, análogas aos meridianos da acupunctura ou aos “nadis” da linguagem do Yoga). Torna-se assim uma interessante síntese de influências da medicina Indiana e Chinesa, não fosse a Tailândia se situar precisamente a meio caminho destas dois gigantes culturais.

Esta Formação pretende lançar as bases de uma prática sustentada de massagem tailandesa, havendo lugar à educação para a preparação física e mental e energética dos praticantes. Abordaremos ainda a anatomia palpatória, a compreensão biomecânica dos movimentos, a resposta dos tecidos à manipulação e a integração do sistema nervoso no processo de massagem e manipulação corporal.

A formação estende-se ao longo de 6 aulas de dia inteiro (7 horas por aula), aos fins-de-semana, perfazendo no total 42 horas de formação.
Com este método de calendarização pretendemos, por um lado, permitir a formação em tempo pós-laboral, mas por outro e mais importantemente, proporcionar o tempo necessário à assimilação e aprofundamento dos conceitos e práticas transmitidas. Mais além das ideias e da imitação estão o desenvolvimento da sensibilidade e da inteligência motora e perceptiva.

No final da formação os formandos serão capazes de criar sessões de Massagem Tailandesa de 60 e 90 minutos, de forma autónoma e aprofundada.
Embora apropriada a pessoas com qualquer nível de experiência, esta formação será mais acessível a quem esteja já habituado a trabalhar com o corpo, dada a exigência física necessária. Terapeutas Corporais, Fisioterapeutas, Praticantes de Yoga ou Qigong, Atletas, Bailarinos, Treinadores ou qualquer pessoa interessada em aprofundar a Sua consciência corporal e conhecimento das possibilidades de mobilidade e, principalmente, recuperação da mobilidade perdida por lesão, falta de exercício ou repetição movimento incorrecto e desalinhado.

Será fornecido material didático.

Conteúdo programático:
– *Preparação Física do Terapeuta
– Fortalecimento de tendões e articulações das extremidades (mãos e pés)
– Estudo biomecânico da Postura e da Respiração (através da prática do Qigong)
– Exercícios de Fortalecimento e Estiramento para posições de trabalho
– Percepção e Sistema Nervoso
– *Preparação Mental e Perceptiva do Terapeuta
– Meditação e sintonização
– Desenvolvimento da Sensibilidade Táctil
– Importância da Imagética e Visualização
– Anatomia Palpatória
– Articulações
– Amplitude de movimento e estabilização articular
– Sequências de Massagem Tailandesa
– Técnicas para Decúbito Ventral
– Técnicas para Decúbito Dorsal
– Técnicas para Decúbito Lateral
– Técnicas para Posição Sentada
– Cuidados e precauções com populações especiais
– Grávidas, idosos

– *Todas as aulas incluirão trabalho Físico, Mental e Perceptivo do Terapeuta.

Sobre o Formador:
Nuno Sousa
Licenciado em Medicina Chinesa pela Nanjng University of Tradicional Chinese Medicine (China), através da Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa (Portugal).
Detentor de Carteira Profissional pela ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde).
Colaborador do Centro de Cura Ayurvédica na qualidade de Acupunctor / Bodyworker e Instrutor de Qigong Terapêutico.
Estudou Massagem Tailandesa com Alain Daligault (École de Massages Tradicionelles) e Atul Mulji (Sunshine Network), entre 2003 e 2004.
Com experiência de 17 anos em massagem e trabalho corporal terapêutico. Instrutor de Qigong e Tai Chi desde 2003.
Conduz aulas e sessões de Dança Contemporânea.

Datas da Formação:
20 e 21 de Maio ; 3 e 4 de Junho ; 17 e 18 de Junho.
Inscrição e Valor:
Até 8 de Maio: 400€
Entre 9 a 20 de Maio: 450€
Inscrições feitas por transferência para o nib:
0036 0040 0010 0077 1771 9 (Nuno Melo e Sousa)
Enviar comprovativo de transferência para:
thai.yoga.madeira@gmx.com (


×

Pedido de Informação

A Arte de Crescer e Transformar